Compass Comercialização

Comercialização de gás natural

As atuais transformações no mercado global de gás natural, com abundante e competitivas ofertas de gás natural, aliadas às iniciativas de abertura do Novo Mercado de Gás no Brasil, trarão um elevado crescimento da demanda de gás e no desenvolvimento do mercado livre.

De acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME), em 2019 foram consumidos 40 milhões de m³/dia de gás natural pelo mercado cativo das distribuidoras do país. Com a abertura desse mercado, estima-se que, em 10 anos, o consumo livre de gás natural no mercado livre poder atingir entre 16 a 20 milhões de m³/dia. Adicionalmente, destaca-se a oportunidade de atendimento às distribuidoras de gás do país, hoje atendidas exclusivamente pela Petrobras, que terão seus contratos expirados até 2024 – representando uma demanda de mais de 25 milhões de m³/dia.

O modelo de negócios da Compass na comercialização de gás consiste em construir um diversificado e robusto portfólio de suprimento, de diferentes originações de moléculas, oferecendo um energético seguro e competitivo em modalidades firmes e flexíveis para grandes clientes consumidores, distribuidoras de gás e térmicas a gás, de modo a otimizar a oferta e a demanda de gás natural nos próximos anos. A expertise e confiança no relacionamento com clientes B2B, em diferentes negócios do Grupo Cosan, além da experiência adquirida no posicionamento nos segmentos de Distribuição de Gás e Geração, potencializam o posicionamento da Compass no setor.

 

 

Em suprimento, estão sendo negociados contratos de fontes diversificadas, dentre elas gás do pré-sal, gás boliviano e gás natural liquefeito (GNL). Na demanda, estão em curso negociações de contratos de gás de longo prazo com potenciais clientes livres e distribuidoras. Em breve, esses clientes poderão escolher as indexações de preços e condições de suas moléculas de gás. Estamos avançando nas discussões para acesso à infraestrutura de terceiros, gasodutos de transporte, gasodutos de escoamento e plantas de processamento de gás existentes, além de terminais de reagaseificação.

Recentemente, a Compass concluiu negociações de um acordo comercial com relevante player para suprimento por 10 anos de GNL no volume de até 10 milhões de m³/dia, a ser regaseificado no futuro Terminal de Regaseificação de São Paulo a partir de 2022.

 

  • Mercado livre de Gás Natural
  • Mercado livre de Energia

O gás natural tem um abundante cenário de oferta pela frente, seja pelos crescentes volumes produzidos dos campos do pré-sal, com múltiplos supridores, ou pelo imenso mercado de GNL (gás natural liquefeito) mundial. Soma-se a isto os importantes avanços regulatórios, seja no nível federal ou estadual, que permitirão o acesso às infraestruturas essenciais para a obtenção de moléculas de gás cada vez mais competitivas.

A Compass Gás e Energia se apresenta como alternativa concreta para seus clientes neste novo mercado de gás, reunindo um time altamente qualificado e experiente. Estamos buscando as mais diversificadas e novas fontes de suprimento e investindo na construção de um terminal de GNL na costa de São Paulo (TRSP), que abrirá as portas para fontes ainda mais competitivas e flexíveis.  Tudo isto para garantir aos nossos clientes uma migração segura e eficiente para estes novos tempos.

 

Migre conosco!

Fechar